Blindness –
“Ensaio sobre a Cegueira”
O filme tal
qual o livro começa com a cena pormenorizada do primeiro ataque de cegueira
sofrida por um motorista num semáforo de uma metrópole qualquer do mundo. Aos
poucos os personagens principais vão sendo apresentados, o médico
oftalmologista, o menino estrábico, a prostituta dos óculos escuros, o médico e
sua esposa são confinados, começam a chegar os demais pacientes no manicômio.
As cenas são perturbadoras no encontro do primeiro casal, leva o espectador
menos avisado a esfregar os olhos a fim de dissipar a névoa, o local físico
onde os cegos estão alojados, vai aos poucos degradando-se, tal como os
humanos. (O narrador num primeiro momento, pelo homem de tapa-olho (Danny Glover),
a voz do megafone é perturbadora). A cena da pá e melhor detalhada no livro. A
cena da morte do ladrão de carro é mais impactante que no filme, o cego chefe
da ala 3 (Gabriel Garcia Bernal) imitando Stevie Wonder e cantando a canção “ I Just Call To Say I
Love You” cego de nascença e ícone da musica pop é impagável, os tiros quebram
a harmonia propositalmente usados com o volume redobrado, o despojos dos bens
são extasiantes, fiel ao livro. A cena do adultério, funciona no filme no
livro, se a mulher do médico tivesses outra reação contrária a passividade,
denunciaria que ela não estava cega, tanto que ela confessa que viu. Na sequência
desde a escolha das mulheres que seriam carnais, libido e luxúria, em troca de comida,
há uma tensão crescente, a brutalidade no filme continua nauseabunda, o amargor
na boca, produz a sensação de um soco na boca do estomago por um lutador de
boxe peso-pesado. As cenas do estupro coletivo são descritas em plano fechado,
em meio a névoa e num jogo de luz e sombra, fixando-se em dois personagens,
porém os gritos horrendos ao fundo, passam verossimilhança ao que está
acontecendo. A cena da cega morta a socos durante o estupro, seu translado nos
braços das outras mulheres de volta à cela, sua limpeza por elas, visando
devolver-lhe um pouco de dignidade, martela a cabeça do espectador/leitor e
nota-se que ela não termina ali vai além do filme e livro. A morte do cego Chefe Ala 3 e o cego da contabilidade ,
apanhando o revólver disparando a esmo, o horror do incêndio, o fogo como como
elemento depurador, a libertação, guiadas pela mulher que que enxerga vagam sem
rumo pela cidade em ruínas, tais como zumbis, cenas impactantes, quando a
mulher do médico, no supermercado faz escolha de alimentos, é derrubada por
cegos, que com o olfato aguçado, percebem o cheiro de carne aguçado, percebem o
cheiro de carne , dos salames que ela carrega. A chuva benfazeja é depurativa e
faz com que lave corpos e espíritos doridos. O cão das Lágrimas tem seu papel
reduzido em relação ao livro, talvez humanizado por juntar-se a trupe, enquanto
na mesma escadaria em desce quatro cães vadios, devoram a carcaça do cadáver de
um homem.
João de Deus Vieira Alves
Nenhum comentário:
Postar um comentário